sábado, 15 de março de 2008

Formação de professores

As tecnologias da informação e da comunicação na formação de professores
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782006000100004&lng=pt&nrm=iso


Este artigo é interresante para o meu TCC.

Web 2.0 - Somos nós???

Web 2.0 – A máquina somos nós?

A segunda geração da web (web 2.0) tem como principal objetivo oferecer interatividade através da internet. Compras, vendas, cursos e relacionamentos “pessoais”, são exemplos de interatividade proposta pela web 2.0. Um grande progresso dessa interatividade é a Wikipedia que permite a um usuário bem como pesquisar também inserir informações o site.

Sidnei Rodrigues
Wellington Schühli de Carvalho.

Base de dados SCIELO - Sugestão de Links

Os seguintes links são referentes à pesquisa desenvolvida pelos alunos Tiago Ungericht Rocha e Ricardo Cardoso Varjão para a disciplina de Implicações psicológicas do uso do computador, orientada pela professora Michele Simonian. A pesquisa foi realizada na base de dados Scielo. Os quatro primeiros links trazem discussões relativas à questão comportamental frente ao uso do computador, sobretudo no quesito internet. Por sua vez, os dois últimos links buscam discutir as possibilidades advindas com o surgimento das tecnologias de informação para a escola.



Impactos da internet sobre pacientes: a visão de psicoterapeutas

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722005000300012&lng=pt&nrm=iso


Sociabilidade virtual: separando o joio do trigo

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-71822005000200008&lng=pt&nrm=iso

Primeiros contornos de uma nova "configuração psíquica"
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622005000100006&lng=pt&nrm=iso

A internet como ferramenta para o desenvolvimento da identidade profissional
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722003000200015&lng=pt&nrm=iso

As tecnologias da informação e da comunicação na formação de professores

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782006000100004&lng=pt&nrm=iso

Tecnologias e novas educações

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782006000100003&lng=pt&nrm=iso

Capes - Teses e Dissertações

Caros visitantes,
Segue abaixo uma lista de sugestões de teses e dissertações referentes a aplicação das TICs (Tecnologias e Informação e Comunicação) na Educação. O objetivo desta lista é agregar, dentro de uma mesma fonte de pesquisa, os diversos trabalhos relacionados dentro de um mesmo tema, e com isso contribuir para pesquisas futuras.
Um bom trabalho a tod@s

ALTEMIR JOSÉ GONÇALVES BARBOSA. PSICOLOGIA E COMPUTADORES: ENSINO, PESQUISA E PRÁTICA PROFISSIONAL. 01/06/2003
http://servicos.capes.gov.br/capesdw/resumo.html?idtese=200369933006016002P8

Ana Maria Torres Alvarez. INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO Estudo dos Jogos Educativos Computadorizados (Aspectos Técnicos, Educacionais e Valorativos). 01/10/2004
http://servicos.capes.gov.br/capesdw/resumo.html?idtese=2004233020019004P6

Alan Queiroz da Costa. Mídias e Jogos: do Virtual para uma Experiência Corporal Educativa. 01/10/2006
http://servicos.capes.gov.br/capesdw/resumo.html?idtese=2006133004137062P0

Andréa de Farias Castro. "ALFABETIZAÇÃO DIGITAL: UMA NECESSIDADE SOCIAL NO CONTEXTO ESCOLAR".. 01/03/2001
http://servicos.capes.gov.br/capesdw/resumo.html?idtese=200147331004016006P5

Daniel Cézar. A Formação Continuada de Professores sob o prisma das Tecnologias de Informação e Comunicação: Uma experiência da Rede Municipal de Ensino de Taboão da Serra. 01/08/2003
http://servicos.capes.gov.br/capesdw/resumo.html?idtese=200312833024014016P0

ALBINA PEREIRA DE PINHO SILVA. O Uso Educativo das Tecnologias da Informação e da Comunicação: uma pedagogia democrática na escola?. 01/05/2005
http://servicos.capes.gov.br/capesdw/resumo.html?idtese=200566342001013001P5

Cristiane Fornazier. Repensando a formação de educadores populares inseridos em uma prática pedagógica apoiada pelo uso das tecnologias da informação e comunicação. 01/08/2006
http://servicos.capes.gov.br/capesdw/resumo.html?idtese=20061131018017010P0

Dalinni de Oliveira Borsatto. Tecnologias de informação e comunicação enquanto tecnologia de educação, na visão dos professores da rede estadual, no município de Curitiba. 01/05/2001
http://servicos.capes.gov.br/capesdw/resumo.html?idtese=20016140006018002P8

KATIA REGINA GONÇALVES MORI. MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA E O USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO NA ESCOLA.. 01/06/2004
http://servicos.capes.gov.br/capesdw/resumo.html?idtese=200439833005010003P1

Laize Marcia Porto Alegre. Utilização das tecnologias da informação e da comunicação, na prática docente, numa instituição de ensino tecnológico.. 01/01/2005
http://servicos.capes.gov.br/capesdw/resumo.html?idtese=20052421033003017001P2

Liliane Leroux de Ricchezza. Computadores, Cidadania e Educação - A proposta político-pedagógica do Comitê para democratização da Informática. 01/03/2003
http://servicos.capes.gov.br/capesdw/resumo.html?idtese=20037431019013001P7

MARIA AUXILIADORA AMARAL SILVEIRA GOMES. UTILIZAÇÃO DE TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM: ATITUDES DE PROFESSORES DE CURSOS DE LICENCIATURA. 01/08/2002
http://servicos.capes.gov.br/capesdw/resumo.html?idtese=200210532020015001P4

Adja Ferreira de Andrade. Uma Aplicação de Abordagem Sociointeracionista de Vygotshy para a Construção de um Ambiente Computacional de Aprendizagem. 01/07/2003
http://servicos.capes.gov.br/capesdw/resumo.html?idtese=20032042001013075P9

Adriano Canabarro Teixeira. Formação docente enquanto experiência de inclusão digital: a análise do processo vivenciado no p´rojeto de emersão tecnológica de professores. 01/11/2005
http://servicos.capes.gov.br/capesdw/resumo.html?idtese=20054942001013075P9

Alex Fernando Teixeira Primo. Interação mediada por Computador: A Comunicação e a Educação a Distância Segundo uma Perspectiva Sistêmico-Relacional. 01/03/2003
http://servicos.capes.gov.br/capesdw/resumo.html?idtese=20032142001013075P9

Jonas Galdino. A APLICAÇÃO DA INFORMÁTICA E DA INTERNET NA EDUCAÇÃO: ESTUDO DE CASO NOS CURSOS SUPERIORES DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENSINO (ABEU). 01/04/2002
http://servicos.capes.gov.br/capesdw/resumo.html?idtese=2002431003010045P8

ADRIANA COSTA NASCIMENTO. INFORMÁTICA EDUCATIVA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM: VISÃO DE FUTUROS PROFESSORES.
http://servicos.capes.gov.br/capesdw/resumo.html?idtese=200419233006016005P7

Adelia Valeska de Castro David Lopes. A interação dos professores com a Internet em sala de aula.
http://servicos.capes.gov.br/capesdw/resumo.html?idtese=200536640001016001P0

ALEXANDRA LILAVÁTI PEREIRA OKADA. A CONSTRUÇÃO COLETIVA DO CONHECIMENTO COMO REDE DE SIGNIFICADOS EM AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM.
http://servicos.capes.gov.br/capesdw/resumo.html?idtese=200230633005010003P1

Adão Caron Cambraia. Domínio e cultura informática na educação. 01/11/2005
http://servicos.capes.gov.br/capesdw/resumo.html?idtese=200518242024013002P4


Nomes:
Andreia de Jesus / Helena Maria Galvão / Osvaldo Maurício

Metodologia ou Tecnologia




Verificamos que atualmente existem varias formas de diferenciar metodologia tecnológica. Pode-se dizer que tecnologia é tudo o que usamos para mostrar e definir um determinado tema e que a tecnologia vem para transformar esse conteúdo e facilitar a compreensão.
Tecnologias são usadas desde a construção das pirâmides, hoje porem, tem-se um conceito errôneo de o que são tecnologias e como elas podem ser usadas. Verifica-se que cada conteúdo exige uma determinada tecnologia e, em se tratando da escola, essa tecnologia dever ser adaptada de acordo com o conteúdo a ser exposto para o aluno, entretanto verifica-se ainda hoje que professores estão usando novas tecnologias somente como recurso de transmissão de conteúdo deixando de aproveitar os recursos que a tecnologia oferece. Isso ocorre porque a grade curricular da formação do professor não inclui o uso de novas metodologias para o uso das tecnologias disponíveis nas escolas fazendo com que o ensino continue tradicional.


Cris, Flora, Suzi