Blog desenvolvido e alimentado pelos alunos e alunas da Especialização em Informática na Educação - IBPEX Curitiba/Pr sob a coordenação da Professora Michele Simonian
domingo, 13 de abril de 2008
Encerrando... ou na verdade começando
Bom pessoal encerramos hoje a nossa caminhada acadêmica! Agora continuamos se desejarmos e o blog fica on line por pelo menos mais 3 meses, pois estarei por aqui.Espero encontrá-los!!!
O artigo “Muito além do quadro-negro” de Andrea Ramal e Paula Bufara no traz algumas possibilidades de aliar a cibercultura ao ensino, basta o professor ser “antenado” e ter criatividade para ir além do quadro-negro e não insistir na didática do transmissor-receptor. Dentre as possibilidades citadas, o uso do YouTube, do Orkut, a ferramenta de busca Google e a enciclopédia virtual Wikipédia. Outra idéia bastante interessante é que a Web 2.0 permite o intercâmbio de informações, o aluno deixa de ser alguém passivo e passa a ser agente do conhecimento. Isso já é uma realidade de várias escolas particulares, porém, para que haja uma maior democratização do uso das tecnologias associadas à educação, há a necessidade de uma modernização do sistema público de ensino e investimentos na capacitação de professores.
Esse blog é construído pelos seguintes colaboradores: Maurício,Tiago, Cristiane Oliveira, Marcio, Joelcio, Ton,Leandro Mayckon, Suzi, Helena Maria Galvão, Andreia de Jesus, Sidnei Rodrigues e Flora Schwerz.
Aqui discutimos s processos de subjetivação e formas de comunicação emergentes na atualidade em sua articulação com a educação, permeadas pelas novas tecnologias da comunicação e informação. Participe!!
Em sua formação inicial (graduação), houve alguma disciplina que abordou a discussão acerca das Tecnologias de Informação e Comunicação - TIC ?
Um comentário:
EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA
O artigo “Muito além do quadro-negro” de Andrea Ramal e Paula Bufara no traz algumas possibilidades de aliar a cibercultura ao ensino, basta o professor ser “antenado” e ter criatividade para ir além do quadro-negro e não insistir na didática do transmissor-receptor.
Dentre as possibilidades citadas, o uso do YouTube, do Orkut, a ferramenta de busca Google e a enciclopédia virtual Wikipédia.
Outra idéia bastante interessante é que a Web 2.0 permite o intercâmbio de informações, o aluno deixa de ser alguém passivo e passa a ser agente do conhecimento. Isso já é uma realidade de várias escolas particulares, porém, para que haja uma maior democratização do uso das tecnologias associadas à educação, há a necessidade de uma modernização do sistema público de ensino e investimentos na capacitação de professores.
Por Denise Eurich Colatusso
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