quinta-feira, 27 de março de 2008

Relação do artigo - "Informática na educação? Algumas considerações a partir de um exemplo" com a proposta de pesquisa da aluna Andreia de Jesus

O artigo -”Informática na educação? Algumas considerações a partir de um exemplo” traz uma discussão sobre a problemática da Informática na Educação do ponto de vista epistemológico e didático, ou seja, de como o conhecimento é tratado em um recurso didático-pedagógico via computador.

A autora procura desenvolver um duplo olhar sobre a utilização de softwares educativos: o olhar epistemológico, que visa compreender as características do conhecimento informatizado, e o olhar didático, que procura discutir as implicações que estas reflexões sobre conhecimento teriam para a educação, particularmente no que diz respeito ao uso de recursos informatizados nas escolas.

Esta temática vem ao encontro da proposta de monografia da aluna Andreia de Jesus, que tem como objetivo fazer uma análise das características de aplicativos destinados ao ensino de Algoritmos e Programação de Computadores, além de propor uma metodologia de uso para um desses aplicativos.

Vale ressaltar que todas as propostas de auxílio ao ensino de algoritmos e programação de computadores são válidas, pois o grau de dificuldade tanto no ensinar, como no aprender desses conteúdos é muito grande, devido ao alto grau de abstração. Por isso, vários pesquisadores estão estudando e propondo softwares educacionais com o objetivo de auxiliar no ensino desses conteúdos. Porém, é essencial um acompanhamento pedagógico rígido no processo de desenvolvimento dessas ferramentas. Pois, dependendo da metodologia intrínseca no software utilizado, pode acarretar conseqüências negativas no aluno e até nas relações interdisciplinares. Isto remete ao fato de que um software educacional, independente do conteúdo abordado, não se completa por si só. É necessária uma metodologia bem definida de uso desses softwares para que seja possível alcançar o objetivo desejado.

E no artigo citado acima a autora coloca que na interação com uma "tecnologia da inteligência" como é o computador, está em jogo diversos aspectos do funcionamento cognitivo, como a criação de outras formas de relação espaço-temporal; o gerenciamento da memória; a forma de representação do conhecimento e sua capacidade de modelar o real.

Portanto, é importante analisar o quanto os softwares propostos para o ensino de algoritmos e programação estão contribuindo para a criação de outras formas de representação do conhecimento e para a compreensão, por parte do aluno, do funcionamento do seu próprio processo cognitivo, já que ao desenvolver um algoritmo ou programa o aluno está descrevendo formalmente a solução de um problema e intrínseca a ela está à lógica de sua forma de pensar.

Mas, como coloca a autora, desejamos que o aluno, ao interagir com um aplicativo, se aproprie de formas de modelização de uma teoria? Ou queremos que o aluno se aproprie de uma teoria?

No caso do ensino de algoritmos e programação é necessário que os alunos se apropriem de uma teoria para que sejam capazes de modelar soluções para problemas reais. Portanto, os softwares destinados ao ensino de algoritmos e programação devem ter duas características distintas e importantes:

· Permitir que o aluno se aproprie da teoria necessária para a formalização de um programa (tanto do âmbito da sintaxe como da semântica da linguagem de formalização). Neste caso o software é visto como uma ferramenta de ensino.

· Permitir que o aluno possa criar um modelo de sua solução e ter um feedback sobre o que foi proposto, a fim de poder refletir sobre o seu processo cognitivo de solução. Neste caso o software é visto como uma ferramenta que auxilia na atividade de produção de uma solução computacional.

Outra colocação da autora é o fato da articulação entre os aspectos epistemológicos e didáticos, que permitem o diálogo entre o conhecimento, da maneira que é tratado pelo programa, e o conhecimento no contexto das relações entre aluno e professor, ou seja, em uma situação didática, nesse caso mediados por um novo elemento, o computador. A metodologia de uso de um software educacional é fundamental, pois é esta metodologia que irá estabelecer a relação entre o professor, o conhecimento, o software e o aluno.

Logo, a pesquisa da aluna Andreia de Jesus busca responder as seguintes questões: Quais são as características dos aplicativos destinados ao ensino de algoritmos e programação de computadores? Há propostas de metodologias de uso desses aplicativos? Estes aplicativos contribuem para o desenvolvimento cognitivo do alunos no que diz respeito a soluções computacionais para problemas reais?

O artigo citado está disponível na base SCIELO em:
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-25551998000100003&lng=pt&nrm=iso


2 comentários:

IMPLICAÇÕES PSICOLÓGICAS NO USO DO COMPUTADOR disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
IMPLICAÇÕES PSICOLÓGICAS NO USO DO COMPUTADOR disse...

Vejo que a busca realizada pelo grupo ajudou na localização de material pertinente a sua pesquisa Andréia. O que penso ser o mais importante desse seu estudo está na busca das bases tanto epistemológicas quanto didáticas. Muitas vezes nós professores não temos claras essas bases! Outra questão primordial de seu estudo está na centralidade no processo ou nos processos. Um bom caminho com concepções já bem claras!

Michele